Vender espaço publicitário em sites ou blogs é uma forma de ganhar dinheiro, seja na forma de links ou banners.
Mas isso deve ser feito com o máximo de cuidado para que seu website não seja penalizado e até excluído pelos motores de busca.
A classificação de um site nos resultados de pesquisa do Google é parcialmente baseada na análise daqueles sites que têm links para ele.
Os links que apontam para um determinado site são considerados pelos buscadores como sites de confiança. Quanto mais votos um site recebe, maior é sua credibilidade.
Desta forma, links e banners comprados podem manipular artificialmente o posicionamento de um site nos buscadores sem que ele realmente mereça.
1- <a href=”www.vendadecarros.com/”>Financie seu carro Aqui</a>
2-<a href=”www.vendadecarros.com/” rel=”nofollow”>Financie seu carro Aqui</a>
Se você tem um link como no exemplo1, você está ajudando o site no ranking do sistema de buscas do Google. Você poderá ser penalizado pelo Google por esta prática.
No exemplo 2, os sistemas de buscas irão ignorar completamente o link externo. Este é o modo correto que você fazer em caso de links pagos ou análise de produtos.
CURIOSIDADE: O Nofollow foi criado por um ex-empregado do Twitter, em 2010.