COMO IMPEDIR QUE SEU SITE E PC SEJAM INFECTADOS

Quantas vezes ao acessar um site o seu anti-vírus apitou identificando que aquela página está infectada? ou surgiu um aviso parecido com o exemplo abaixo:

AVISO: Acessar este site pode danificar o seu computador.

Ter um site contaminado é um problema grave, pois além de ser penalizado pelo resultado de buscas do Google também vai afastar visitantes, um usuário jamais voltará ao seu site se receber um aviso de que ele está infectado, isso sem contar que passará uma péssima imagem da empresa, produto ou pessoa que ela representa.

Então vem as perguntas: que vírus é esse? será que invadiu meu pc? o que fazer? como aquele vírus estava lá? quem colocou? como tirar? e como saber se o seu site está infectado com algum malware?

Ao navegar na internet, corremos sempre o risco de infectarmos nosso PC, pois os perigos estão por toda parte.

O pior é que o seu site ou blog pode estar contaminado e com isso infectar o computador do seu visitante, trazendo consequências pra você e para quem acessou seu site.
Alguns cuidados básicos podem garantir a sua segurança. Não se descuide, uma simples invasão pode ocasionar a perda de todos os dados do seu computador.

Para seu computador:

1- Mantenha seu anti-vírus sempre atualizado;
2- Ao deparar com um aviso semelhante ao descrito acima, não prossiga. Siga as orientações contidas no aviso ou simplesmente feche a página em questão;
3-Nunca acesse sites ou siga links recebidos por e-mail sobre os quais não sabe a procedência;
4-Jamais execute ou abra programas e arquivos recebidos por e-mail que foram enviados sem você solicitar;
5-Não execute programas de procedência duvidosa ou desconhecida.

Para seu site:

1- Se ao entrar no seu site também receber um aviso que contém algum tipo de malware, limpe-o imediatamente.
2- Para saber se alguma página do seu site está contaminado, use a ferramenta Google para Webmasters. Ela irá detectar se há malwares no site;
3- Tome cuidado com códigos que você insere no seu site; pode acontecer de algum trecho conter uma infecção ou apontar para ela;
4- Se você usa o Blogger ou WordPress, o cuidado é com os códigos relacionados com widgets/gadgets ou plugins instalados. De sempre preferências para os nativos, isto é, disponibilizados pelas próprias plataformas; ou por aqueles que você conheça ou já tenha usado antes.
5- Exclua todos os códigos de terceiros que tenha inserido nas páginas do site até que o resultado dê negativo, isto é, que seu site esteja limpo.

Existe uma ferramenta muito simples que poderá te dizer se o seu ou qualquer outro site na internet está ou esteve contaminado por algum tipo de malware nos últimos 90 dias.
Verifique a integridade de qualquer site da internet, acesse ou copie e cole no navegador o link abaixo.

Troque a URL ( que está com o endereço deste site) pela qual desejar.

http://www.google.com/safebrowsing/diagnostic?site=tutorialparacriarsites.com.br

Previous Post

O QUE É E COMO CRIAR UM GIF

Next Post

COMO INSTALAR FONTES NO PC