Você certamente já se deparou com a famosa palavra “SEO” enquanto procura sobre o aumento do tráfego para seu blog. Não é?
O que é SEO?
- O formulário completo de SEO é Search Engine Optimization e é um monte de coisas que podem ajudá-lo a aumentar o tráfego do seu blog facilmente. Algumas das coisas que aumentam o tráfego são:
Postagem diária ( OnPage )
Backlinks ( Off Page )
Velocidade de carregamento ( On Page )
Meta Descrição com palavras-chave (On Page )
Link permanente ( Off Page )
Promoção externa (Off Page)
Quais são os tipos de SEO?
On-Page Otimização
Off-Page Otimização
1. On-Page Otimização
On-Page Otimização é simplesmente um tipo de SEO que é feito internamente, isto é, dentro do seu site ou blog.
Algumas otimizações On-Page são:
Descrição do blog (Meta description)
500 palavras (no mínimo) por post
Velocidade de carregamento (otimizar imagens e scripts)
Uso de palavras-chave (Meta keywords)
Links interligando páginas/posts
2. Off-Page Otimização
Agora, a otimização off-page inclui os truques de otimização e dicas que não podemos fazer em posts e páginas ou página inicial, e alguns não podemos ver diretamente. Teremos de usar algumas ferramentas para ver se a otimização foi feita corretamente.
Algumas otimizações fora da página são:
Bom número de backlinks (links externos que apontam pra seu site/blog)
Publicação de conteúdo diária
Promoção em redes sociais como o Facebook, Google+, Twitter, etc.
Dados estruturados sem erros
Link permanente com as principais palavras-chave
SEO é uma ferramenta ou um suporte?
SEO é um trabalho, não uma mágica.
Ninguém vai lhe dar um código para instalar no seu blog e Voilá! Primeiro lugar na Pesquisa do Google!
Não, SEO não é assim. SEO é um processo lento que ajuda o seu blog a ficar popular nos motores de busca. Ele apenas diz ao motor de pesquisa que seu blog não é um blog de baixa qualidade. Nunca diz que seu blog é um blog de alta qualidade.
Então, tome cuidado com alguns lugares que oferecem SEO para seu blog e dizem que ele ficará em primeiro lugar nos resultados do Google. Isso não existe.
Que ferramentas usar para ajudar na otimização?
Algumas ferramentas gratuitas e disponibilizadas pelo próprio Google, te ajudarão nessa tarefa. São elas:
Google Analytics – Veja de onde vem seus leitores, quais páginas mais visitadas e quais mais rejeitadas. Isso te dará a oportunidade para corrigi-las.
PageSpeed Insights – Analisa o conteúdo do seu site e dá sugestões para melhorar a velocidade, tanto para desktop quanto para dispositivos móveis. É só inserir a URL que quer avaliar.
Lembra-se que falei de dois tipos ‘oficiais’ de otimização? Pois é. Também existe o tipo ‘não oficial’. Vou descrevê-lo só para você conhecer, MAS NÃO USE EM HIPÓTESE ALGUMA, ok?
Conhecido como Black Hat SEO, é um jeito de enganar os motores de busca. Consiste em técnicas escusas de conseguir visitas mas que cedo ou tarde o Google descobrirá e seu site será banido. Não vale a pena correr o risco.
Se quer conhecer, leia aqui o que NÃO FAZER para melhorar o posicionamento do seu blog.
Espero que você tenha aumentado o conhecimento sobre SEO.
Nos próximos post estarei dando dicas mais específicas sobre otimização e o que fiz para que meu blog subisse no ranking em pouco tempo. Fique atento e subscrito! Thanks!
Gostei de todas as dicas. Fiz um teste com meu blog na Ferramenta de Dados Estruturados, que eu não conhecia, e no PageSpeed.
Na primeira deu muitos erros mas com o outro seu artigo eu consegui corrigir, mas na outra também deu muitos erros. Você tem um artigo sobre esses erros também e como corrigir?
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